13 de fev. de 2017

DIA 04: Por qual comida você é grato?


Para uma pessoa que gosta de comer como eu (é para ser sincera, não é?), escolher apenas uma comida para ser grata é difícil, porém, quando a pergunta do quarto dia foi lida, instantaneamente, lembrei de um prato delicioso e de valor sentimental para mim: o bolo de laranja da minha avó. 

Ainda que soe clichê falar de comida boa e vó na mesma frase, só de lembrar do malabarismo dela para desenformar o bolo e todo o trabalho (e coloca trabalho nisso, porque fui inventar de reproduzir o bendito e sai suando da cozinha) que ela teve para fazê-lo, um sorriso nasce em meu rosto sem pedir licença. 

Então, não sou grata apenas porque só de imaginar a calda de 04 laranjas escorrendo por toda a massa fofa e branca do bolo já salivei, mas porque eu sei o quanto é trabalhoso separar as claras das gemas e, então, batê-las até que vire "neve"; porque eu sei que adicionar o suco de laranja aos poucos, na mistura, faz uma sujeira e tanto; porque eu sei que untar a forma deixa as mãos cheias de manteiga, o que é difícil de tirar depois; porque eu sei que é "passa a faca aqui", "passa a faca lá", "chacoalha ele" e, de repente, o bolo despenca no refratário, correndo o risco de quebrar; porque eu sei que, com apenas os sorrisos dos netos, todo o trabalho é compensado. 

Como não ser grata a um amor sincero, transparecido em atitudes, como esse?

Alice Arnoldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©