14 de dez. de 2016

É preciso muita coragem para desaguar


"Você está chorando?", ouvi uma das minhas amigas perguntar para a outra enquanto estávamos falando sobre um daqueles assuntos que são como nós na garganta se apertando cada vez mais com a sequência das palavras ditas. 

Com os olhos marejados, mas a cabeça erguida, pudemos ouvir um "sim" e, instantaneamente, a abracei e pedi para que ela não chorasse, porque eu teria que acompanha-la no desaguar repentino em meio à praça de alimentação de um shopping. 

Mas agora, lembrando da expressão sincera que surgiu em sua face e da decisão espontânea de não esconder as lágrimas insistentes, só consigo pensar: é preciso muita coragem para fazer isso. 

Não era simplesmente o chorar e sair com o rosto inchado de uma sala de cinema, era desvestir o sorriso automático, a risada forçada rotineira e o "uma hora vai melhorar", para admitir para si que o peso da armadura desgastou os ombros e a está levando em direção ao chão. 

É preciso muita coragem para pedir socorro sem dizer uma palavra. É preciso muita coragem para admitir que não está tudo bem. É preciso muita coragem para transbordar uma represa em uma sociedade que aplaude a seca das emoções. 

Alice Arnoldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©