20 de mai. de 2016

Nós precisamos conversar: cabelo cacheado não é moda



                                                       Fotógrafa: Manuela Martins

Muitos discursos estereotipados realmente mexem comigo, mas alguém olhar para o meu cabelo e dizer: "ah, ele é bonito. Cabelo cacheado está na moda, né?", é decepcionante. 

Cabelo cacheado não é moda; o cacho é só um dos inúmeros tipos de fios.

Vocês sabem que moda é aquilo que é usado com frequência pelas pessoas, mas a sua duração pode ser rápida, pois suas mudanças são constantes. Sendo assim, dizer que o cabelo cacheado está na moda, significa que ele está socialmente aceito porque a maioria da população começou a usa-lo, mas que logo, logo, ele deixará de ser aceitável, pois a tendência será outra. 

Só que aí vai uma novidade: a realidade não é bem essa. 

Antes da "moda do cabelo cacheado" surgir, com as divulgações de produtos, propagandas e atrizes de cabelos enrolados, eu e mais uma infinidade de meninas já tínhamos nossos cabelos com essa textura. Caso essa "moda do cabelo cacheado" seja substituída por outra, eu e mais uma infinidade de meninas continuaremos com os nossos cabelos com essa exata textura. 

O cabelo cacheado não é um adereço que você coloca em seu corpo, como um colar, um brinco, porque ele está sendo exposto nas mídias, e por achar ele "exótico" (péssimo termo, por sinal)

Ele é uma das características de alguém, e não apenas um acessório. 
Alice Arnoldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©