14 de jan. de 2014

Resenha: Fazendo meu filme - Volume 1

O meio da semana chegou e há sempre aquela expectativa de que daqui a pouco o final de semana chegará. E final de semana, para muitas pessoas, significa sair e se divertir. Agora, a diversão fica por sua conta. A sua diversão pode ser um parque, um restaurante, um cinema mas até o final desse post, quero fazer com que a sua próxima diversão seja em um livraria.
Segunda-feira terminei o meu primeiro livro de 2014 e pelo título do post, vocês já devem saber qual é. Não? Então direi a vocês, ele se chama: Fazendo meu filme - A estréia de Fani. O livro é da escritora Paula Pimenta. E esse é apenas o volume 1.
Vamos começar a resenha! 

Créditos: weheartit

"Fazendo meu filme 1: a estreia de Fani é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página.Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas, seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou pela internet e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.
É disto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.
As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vim..."

São essas as palavras que nos mostram uma pequena parte do livro e quando eu digo pequena parte, é porque realmente é pequena. 
O primeiro contato que tive com o livro foi indireto, pois a primeira vez que ouvi falar sobre ele e ouvi alguns "spoilers" sobre o mesmo, foi quando uma amiga minha do inglês começou a ler o livro e contou que o livro era maravilhoso e soltou mais alguns adjetivos sobre o livro.
Sinceramente? A primeira vez que ouvi falar sobre esse livro, eu não dava sequer um centavo por ele e não havia sequer uma pequena vontade em mim de lê-lo. Depois li em algum lugar sobre ele e coincidiu quando eu estava a procura de livros de escritoras brasileiras (Deus é perfeito até nisso!) e pela primeira vez, surgiu uma curiosidade sobre esse livro.
No dia do meu aniversário (17 de Dezembro), fui com os meus pais a livraria cultura e comprei dois livros. Um deles era o "Fazendo meu filme". Primeiro eu li o livro mais fino, que o nome e a resenha ficam para um outro post e depois resolvi encarar o "Fazendo meu filme".
Falando assim, até parece que foi um pesadelo ler esse livro, não é mesmo? Como é quando você tem que ler aqueles livros chatos de escola ou qualquer coisa do gênero. Mas ler esse incrível livro, não pode ser comparável a ler os livros chatos do colégio. 
No prólogo do livro há uma lista de 55 dvds, que são os filmes preferidos da Fani e de repente, me senti presenteada com uma lista incrível de filmes que eu nunca assisti mas que parecem incríveis. Portanto, comecei um bom livro e ainda ganhei de brinde uma lista de filmes (gosto assim!). 
Ao ler o livro, você se pega rindo sem querer, porque você percebe o quanto é estranho ser adolescente e como fazemos chuva em copo d'água. Você entende o desespero da personagem, porque você já passou por isso. Você sente raiva do personagem, porque muitas vezes você queria ter a sorte que ela tem. Mas o final do livro, é o que te faz chorar e suspirar. Você termina o livro apenas sorrindo, com aquela sensação de que no final você também será feliz. Você também será capaz de sorrir mais do que chorar. Ê Fani, você conseguiu me fazer acreditar de novo na vida, quando ninguém mais conseguia fazer.
Essas são as minhas opiniões sobre o livro, mas sobre o conteúdo mesmo, vou deixar aqui embaixo.
  • Fani é uma menina normal, como eu, como você, que tem muitos sonhos e um deles é fazer intercâmbio e ela consegue realizar esse sonho. Como? Ela faz uma prova, em um programa de intercâmbio, acaba passando nessa prova e o seu intercâmbio é um ano inteiro na Inglaterra. Nós percebemos que a parte mais difícil para a Fani, é deixar seus amigos que finalmente ela descobriu quem são: a Gabriela que foi capaz de sair do colégio que estudava com Fani, pois admitiu que sem ela não havia graça em continuar naquele lugar, a Natália que era uma amiga de infância que acabou se afastando um pouco da Fani mas acabou voltando ao seu cargo de "melhor amiga" depois de um tempo, junto com a Gabriela e o Leonardo, que é o seu único e especial (e incrível, e apaixonante, e lindo) melhor amigo e o seu novo amor, que eu não vou contar para você quem é mas que eu quero deixar subentendido que para a Fani a frase "se for para se apaixonar por alguém, se apaixone pelo seu melhor amigo" começou a fazer sentido. No final, você vai chorar, como eu chorei. Eu tenho certeza disso. Sabe por quê? Porque eu tenho certeza que você tem amigos que você ama, que se um dia você fosse passar um ano inteiro longe deles, você iria sentir falta deles com todo seu coração. É um livro engraçado, irônico muitas vezes e romântico. Ele te faz querer estar apaixonada e viver a vida intensamente. Talvez esse seja um sentimento-adolescente e talvez muitas pessoas que não sejam adolescente tenham vontade de ler esse livro, apenas para sentir esse sentimento-adolescente novamente. Afinal, esse sentimento é de tirar suspiros, lágrimas e sorrisos. 
Ufa, deu para cansar escrevendo esse post. Nunca pensei que seria tão difícil escrever uma resenha. 
Espero que vocês tenham gostado!
Fiquem com Deus.
Au Revoir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©