7 de ago. de 2016

Nós precisamos conversar: crises de ansiedade

                                                                        Fotografia e edição: Alice Arnoldi

A foto acima não é estonteante. Suas cores não são vibrantes, seu ângulo não é o melhor, sendo assim, não há nada nela que faça com que seus olhos se dilatam e seus lábios se curvem em um bom elogio.

Se encontrar em meio a uma crise de ansiedade faz com que a lente da vida capture cada pensamento, cada sentimento, em preto e branco. Com muito peso, com muita dor, com muita frieza. Se encontrar presa em meio a batimentos cardíacos descompassados, mãos trêmulas, e um revertério no estômago, faz com que os olhos não propaguem a luz cotidiana deles, mas lágrimas incontroláveis, alguns gritos abafados no travesseiro para que ninguém da casa seja acordado, e a sensação de ter retrocedido, não importando o quanto a situação havia melhorado nas últimas semanas. 

O teto dessa foto explica bastante sobre a vida das pessoas ansiosas. É olhando para ele que, diversas vezes, elas conseguem suportar os dias mais difíceis. Ora implorando para que tudo isso não passe de um terrível pesadelo, ora alimentando a famosa esperança de que se não deu para ser feliz hoje - ou apenas levantar da cama para ir à faculdade -, amanhã, com certeza, dará.

A luta da pessoa ansiosa é diária. Às vezes ganha, às vezes perdida. Então, por favor, respeite o "não estou muito bem para ir hoje", porque quando ele foi dito, não era apenas uma desculpa qualquer, mas realmente uma explicação embasada em sentimentos reais. Inclusive o de sentir o coração moído depois de uma intensa luta com você mesmo, e a falta de força para não dar passos em falso.

É impotente se sentir controlado pelas circunstâncias, e não as controlando. Uma pessoa ansiosa sabe bastante sobre não conseguir trancar perfeitamente as portas da sua casa, e acabar com tudo roubado, inclusive, sua paz. 


Alice Arnoldi




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©