19 de jun. de 2016

"Maria, Maria é um dom"

                                                                                    Fotografia e edição: Alice Arnoldi

No cotidiano, nós, mulheres, somos sempre a jornalista demitida por N fatores, mas principalmente por falar sobre o abuso psicológico que sofreu; e nunca o cantor perdoado prontamente após a publicação de um vídeo, em seu canal, com um pedido de desculpa.

No cotidiano, nós, mulheres, sabemos que a culpa é entregue em nossas mãos constantemente, porque o tamanho da roupa, o horário em que aconteceu o crime e até mesmo companhia, são motivos legítimos, de acordo com a sociedade, para culpabilizar a vítima.

No cotidiano, nós, mulheres, ouvimos frases repercutidas que diminuem a densidade de nossas lutas, como "mas é só uma brincadeira", "você não tem senso de humor".

No cotidiano, nós, mulheres, entendemos que ao sermos abordadas, se levarem apenas nossos celulares ou bolsas, estaremos no lucro, pois a real preocupação está em eles roubarem a nossa liberdade e deixarem para trás, com as nossas roupas rasgadas, apenas o trauma, o nojo e os sangramentos: físico e da alma.

No cotidiano, nós, mulheres, sentimos os muros das designações de gênero levantados cada vez mais altos contra nós. As obrigações, por sermos pertencentes ao sexo feminino, são maiores. Não basta estudarmos e trabalharmos, a casa também é obrigação nossa, mesmo que outra pessoa more com você e seja menos ocupada. 

No cotidiano, nós, mulheres, somos paralisadas pelo medo. 

Medo de dizer não para o cara que saímos pela primeira vez e ele simplesmente não respeitar nossa decisão e forçar algo. 

Medo de andar em uma rua, independente do horário. 

Medo de ir a uma entrevista de emprego e ser assediada, com alguma proposta inapropriada, pelo suposto futuro chefe.

Medo de não conseguir resistir e acabar afogada.

Medo de não conseguir revidar forte o suficiente e correr.

Medo de carregar o artigo "a".

Medo de ser mulher.


Alice Arnoldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©